terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Quantas bebidas comprar?

Vira e mexe a pergunta acima vem à tona. Como bebida é um item caro, quanto mais perto do alvo os donos da festa chegarem, melhor. Por isso vale a pena ver se o local contratado para fornecer a alimentação não possui um pacote de bebidas junto.

Quando eu realizei o casamento, pelo local ser um restaurante, as bebidas básicas estavam incluídas no cardápio escolhido. Como básica entenda-se água, refrigerante e cerveja. Não houve cobrança de rolhas, então compramos as espumantes em outro local para o brinde. Na época calculamos uma garrafa para 4 pessoas. Como sobrou, os garçons serviram a bebida no restante da festa e levamos 2 garrafas para casa.

Qual a vantagem de ter a bebida incluída no pacote? Não é preciso ficar contando garrafa no final da festa ou ficar preocupado se a quantidade é realmente o suficiente.  Além disso, a garantia de bebida gelada é maior, pois não existe o transporte no dia.

Para quem opta em levar, ou o evento é em casa, existem vários cálculos espalhados por sites e blogs na internet. Mas eu acho que tudo deve começar buscando respostas para algumas perguntas:

  1.      Qual é o meu perfil de convidado? A maioria é composta por pessoas jovens? Por pessoas mais velhas? Muitas crianças?  Pessoas entre 18 e 45 anos costumam ingerir mais bebidas alcoólicas.
  2.    Será no verão ou no inverno? No verão a cerveja faz mais sucesso. No frio, a preferência por vinho aumenta, pedindo uma garrafa para cada 2 pessoas.
  3.      Espumante só para o brinde ou festa inteira? Se for somente para o brinde pode-se calcular uma garrafa para cada 8 pessoas. Para a festa inteira já se calcula 1 para cada 2 pessoas.
  4.     Irá servir uísque? Por não ser tão popular, pode-se calcular uma garrafa para cada 50 pessoas.
  5.    Refrigerante? Oficialmente são sugeridos 600 ml, mas cá entre nós, se for em um dia de calor, eu calcularia umas 4 latas/garrafinhas por pessoa.
  6.   Dos convidados confirmados, quantos ingerem bebidas alcóolicas? Quantos tomam refrigerante? Quantos se aplicam em cuidar do corpo e só vão na água e no suco?
  7.       Vai colocar drinks especiais? Já irá ter redução no consumo de outras bebidas, principalmente entre as mulheres.

Como todos os itens, é importante conhecer os convidados, saber o que eles gostam ou não. Naturalmente, se a verba é curta, não tem por que investir em diversos tipos de bebida. Normalmente cerveja, água, refrigerante, suco e espumante dão conta do recado.

Abaixo um exemplo de quantidade padrão. Este é do Hagah.
Quantidade de Bebida Padrão para um Evento de 4h
- 600 ml de refrigerante por pessoa;
- 800 ml de cerveja por pessoa;
- 200 ml de água por pessoa;
- Vinho ou espumante, se não houver cerveja: calcule meia garrafa por pessoa;


Imagem do site Wagner Bebidas com mais dicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

É bom receber você por aqui.