quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Pontinhos brancos no meio do rosa



Como vocês já sabem com 6 meses exatos Alice foi ao dentista. A doutora apertou a gengiva na parte superior, depois na inferior e sentenciou: estão vindo 4 dentes. Por isso algumas instruções já foram repassadas.

A primeira foi o uso da dedeira. A dedeira é uma escova para bebês. Ela é feita de silicone e tem o formato do dedo com cerdas molinhas na ponta. Para escovar, a mamãe ou o papai devem encaixa-la no dedo e passar suavemente na gengiva da criança (e nos dentes que vão aparecendo). A dedeira pode ser acompanhada de água ou chá de cidreira (naqueles dias em que os dentes estão incomodando muito).

Também nos foi indicado a Camomilina C. É uma cápsula que mistura camomila e vitamina D. Para passar, é preciso abrir a capsula e misturar o conteúdo na água, papinha ou colocar diretamente na gengiva do bebê massageando. Eu optei em colocar junto com a papinha, pois como a Alice gosta de mastigar, ela mesma espalha. O cuidado aqui é ver a dosagem que o bebê já toma de vitamina D, para não correr o risco de uma super dosagem.

Confesso que ainda não sei se irei permanecer com a dentista. A história de apertar a gengiva machucou a pequena. Que além de sair furiosa do consultório (o que a fez brigar o tempo todo na consulta a seguir com o pediatra), no dia seguinte ela teve elevação de temperatura, chegando a 37,4 e só foi voltar ao normal no outro dia. O primeiro dente saiu na semana seguinte. Foram noites acordando de duas em duas horas. E dias de muita irritação da pequena. Ela não queria colo dos dindos, nem do pai. Apenas mamãe e mamãe.

O que fazer?Não há muitas soluções. Distraia, dê muito carinho e principalmente, tenha paciência e não se irrite com o choro. É uma situação nova para eles, e o primeiro dente pode ser realmente muito chato.


O segundo dente seguiu quase a mesma rotina, mas sem elevação de temperatura. O terceiro já foi com um sono melhor e o quarto apenas apareceu. E os caninos já estão branquinhos, então acho que a pequena vai comemorar o seu primeiro aniversário com a boca cheia de dentes. No total devem nascer 20 dentes de leite até os 3 anos, aqui em casa ainda faltam 16, vamos ver quanto tempo eles vão levar.

Sobre a dedeira, foi plenamente aprovada. Ela não briga, aceita bem. Mas uma coisa que fizemos sempre com ela é mostrar que escovamos os dentes. Isso estimula a curiosidade e ela sabe que está fazendo como a mamãe e o papai.

Não gostei muito da Camomilina C, deixou ela muito mole. E em dias que o dente rompe a gengiva (e que deve doer), o Tylenol trás um alívio maior (este foi indicação do pediatra).

A próxima consulta com o dentista é com um ano. Como estou pagando consulta particular, existe uma chance de trocar de profissional. Pois quero alguém mais delicado, que não a irrite tanto. Vamos aguardar os próximos meses.

Imagens:
 http://mamaedeprimeiraviagem2010.blogspot.com.br/2011/07/primeiros-dentinhos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

É bom receber você por aqui.