quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Cuidado com o que serve


Estava olhando algumas fotos no feriado de ano novo e acabei caminhando novamente pelas ruas de Paris. Ao pensar no último jantar na capital francesa, meu estômago embrulhou. Não me recordo dos detalhes do restaurante, tenho uma vaga lembrança do champagne servido, o que ficou foi aquele pato marinado no próprio sangue. E foi isso que me inspirou a escrever este post.

Muitas vezes, na hora do corte de gastos, se opta por economizar na comida que será servida, achando que os convidados irão ficar distraídos com os anfitriões, decoração, música... mas não se engane uma comida ruim pode se tornar a marca registrada no seu evento.

Não, a comida não precisa ser sofisticada. Pode ser simples. Mas precisa ser saborosa. Talvez o bem feito não seja lembrado depois, mas arroz cru, tempero demais ou falta de reposição podem se tornar referência. E no lugar de se falar no lindo vestido da noiva, o assunto pode ser a saída para o carrinho de cachorro quente mais próximo.

O restaurante ou empresa contratada precisa ser de qualidade, e investir em cuidados básicos de limpeza. Todo mundo já ouviu falar de alguma festa em que pessoas foram internadas após consumir determinado prato (a campeã é a maionese). Sair de um evento e passar a semana se sentindo indisposto por algum alimento consumido será a lembrança que ficará. E curiosamente o negativo tende há ficar mais tempo na memória do que o positivo.

Não, você não precisa gastar mil reais por pessoa (até por que preço não está relacionado com sabor e qualidade), mas procure referências, faça degustação, avalie a limpeza do lugar. Não importa se é lagosta ou strogonoff, carne de javali ou de gado, se for para ser referência na festa, que seja por agradar ao paladar.

Também observe o perfil dos convidados. No caso da nossa viagem, foi um jantar oferecido pela agência contratada, e a maioria das pessoas optou em devolver o prato intacto. O chef do lugar ficou ofendido, e nós com um misto de enjoo e fome.


Por isso a dica, não importa o quanto você pode investir neste item, mas o faça com cuidado. Pode não ser a sensação da festa, mas não deixe uma alimentação de baixa qualidade ser a única lembrança do seu dia especial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

É bom receber você por aqui.