sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Pensando na alimentação de convidados especiais




Antigamente parecia que todas as pessoas comiam as mesmas coisas. Com a descoberta de alergias, mudanças de comportamento e outros fatores externos, hoje existe uma grande chance de você ter um convidado que não come de tudo.

Pode parecer bobagem se preocupar com isso, mas ao entregar um convite você é responsável por ter pelo menos um prato que atenta às necessidades de quem você quer que compareça na festa.

Abaixo listo alguns convidados que exigem um cuidado especial na hora da escolha do cardápio:

Vegetarianos: São pessoas que não comem carne. Aqui vale ter um arroz incrementado com itens como palmito ou brócolis. Cuidado na escolha das saladas, muitas possuem itens como atum, frango desfiado e presunto, que são evitadas por este grupo. Procure ter algumas saladas só com verduras, legumes e frutas.

Veganos: São pessoas que não comem nada que tenha algum tipo de carne, ovo ou leite. Neste caso, até mesmo a sobremesa precisa ser pensada, já que a maioria dos doces são feitos com leite condensado. Providenciar um kit com doces feitos à base de leite condensado de soja pode ser uma boa pedida. Na parte das saladas, este grupo irá evitar além dos itens citados para os vegetarianos, os que tenham iogurte. Então saladas ao natural se fazem necessárias.

Intolerância ao glúten: São pessoas que sofrem da doença celíaca, causada pela intolerância ao glúten. Por essa razão não podem ingerir nada com trigo, aveia, cevada, centeio e seus derivados, como pizza, massas, bolos, pães, biscoitos, cerveja, uísque, vodca e alguns doces. Nestes casos existe mais um cuidado, já que os alimentos podem ser contaminados apenas pelo compartilhamento de talheres. Por isso vale uma conversa com o chef responsável para elaborar um prato em separado para este tipo de convidado.

Intolerância a lactose: São pessoas que não podem tomar nada a base de leite. Aqui, como os veganos, vale investir em uma sobremesa especial.

No meu casamento eu tive vegetarianos e uma vegana, o que reforçou ainda mais a escolha pelo serviço de buffet. Conversei com os responsáveis do Épico na reserva do local e durante a degustação dos pratos, e eles não me decepcionaram. No dia foram disponibilizados vários tipos de salada, atendendo a todos os públicos. Na seleção dos pratos quentes, optei por um arroz e um crepe sem nada de carne, pois havia dois tipos (bovino e frango) oferecidos em separado com molhos especiais.

Para a sobremesa, reservei uma caixinha especial que foi colocada na mesa da convidada vegana, em um fornecedor indicado pela própria pessoa.

E digo como anfitriã, para quem está de fora pode parecer trabalho extra, mas é muito satisfatório poder atender a todos os que desejam a tua felicidade.

2 comentários:

  1. Sou a vegana do casamento da Andrea e do Marco! =) Preciso dizer que mesmo defendendo o direito de as pessoas não serem obrigadas a pensar em todo mundo (visito amigos e bebo só um suquinho de boa! ^^), é sim um cuidado muito bem vindo (mas fico dando pulos de alegria quando lembram de mim)! Ao ver o cuidado que a Andrea teve me senti respeitada!!! Se quem tem intolerância alimentar já sofre, imagina quem deixa de comer algo por opção, por ética? As pessoas tendem a se dar o direito de ignorar o "diferente". E quando vi que a amiga que nem sempre concorda com meu veganismo (ou quase nunca! Huahua) tinha além de uma comida maravilhosa (uma das melhores que já comi) uma caixinha com carinhos doces? Sim, porque aqueles doces eram sabor chocolate com "eu quero que você se sinta bem"! =D Não tem como não amar. Então, cuidem de seus convidados! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que depois do comentário da Karen, quem gosta de festa já pode se inspirar a cuidar dos seus convidados especiais, né?

      Excluir

Olá!

É bom receber você por aqui.