quarta-feira, 5 de junho de 2013

Maternidade: A escolha do nome

Imagem do site www.sabetudo.net

Eu acredito piamente que uma das primeiras grandes responsabilidades dos pais é a escolha do nome, pois é algo que este novo ser irá carregar para o resto da vida.

Logo que descobrimos a gravidez, eu iniciei a pesquisa por nomes. No site da baby Center tem uma lista com vários e eu acabei fazendo uma pequena lista.

Para menina eu havia selecionado Alice, Camila, Manoela, Nicole, Pietra, Rebeca e Valentina. No caso de ser menino, a lista era composta por Benjamin, Enrico, Leonardo, Matheus, Miguel, Murilo e Samuel. O papai não opinou muito em um primeiro momento, pois ele achava que precisava ver o rosto do bebê primeiro (viva as ecos 3/4 D).

Qual foi o critério da lista? Bom, eu optei pelos seguintes itens para eliminar possíveis candidatos:
·         Escrita muito difícil, daqueles que a pessoa precisa sempre soletrar;
·         Nomes que gerariam bullyng;
·         Nomes compostos (pois já teria dois sobrenomes);
·         Que não combinassem com os sobrenomes, ou gerassem alguma cacofonia.

Sendo assim, após descobrirmos o sexo, foi definido que o nome da nossa menina seria Alice. Na época eu ainda não sabia que estava tão popular, pois a razão de ele ter entrado na lista foi o fato de minha mãe ter lido na minha infância o livro “Alice através do espelho” (um dos primeiros desta rata de biblioteca, diga-se de passagem).

Não pedimos opinião de outras pessoas, pois sempre vai ter quem goste e quem desgoste, e querendo ou não, quem mais vai pronunciar o nome são os pais, então nada mais de direito que eles escolham o que mais lhe agrade. O fundamental, neste caso, é não nomear o seu filho com algo que lhe cause vergonha. O registro de alguém não é para criar algo original ou único, nomes como Madeinusa, Anja, Copiadora são engraçados para quem está de fora, não para quem os recebe.

A propósito, a primeira certidão de nascimento é gratuita. Você só irá pagar se desejar ter cópias da mesma.

3 comentários:

  1. Excelente tópico! Todos os pais deveriam pensar nisso antes de dar nomes aos filhos. Oportuníssimo lembrar da facilidade de escrita, pois vemos tantos pais adotarem nomes estrangeiros que ninguém consegue pronunciar ou escrever.
    Também, lembrar do constrangimento que os filhos podem passar com nomes que representam preferências ou ídolos dos pais. Conheço uma pessoa que batizou seu filho de Bolívar, em homenagem a Simon Bolívar. Fico pensando no constrangimento e discriminação que esse menino poderá sofrer com um nome tão, digamos assim, ideológico.
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post!

    O nome da sua filha é realmente lindo. Gosto de nomes simples, diretos e internacionais. Assim quando ela ganhar o mundo, pode ganhar qualquer canto do planeta que ainda assim os regionais conseguirão entender e escrever seu nome.

    Ótima escolha!

    Beijos e sucesso!!!

    ResponderExcluir

Olá!

É bom receber você por aqui.