terça-feira, 16 de abril de 2013

Casamento: Orçamento



Figura do site www.confiancabr.com.br 

Quando uma pessoa vai organizar qualquer evento, a primeira pergunta que ela deve se fazer é: quanto eu posso gastar?
 
Para organizar uma festa de casamento, isso não é diferente. Como para muitas mulheres isso é, primeiro de tudo, a realização de um sonho, antes de começar a contratar é necessário colocar os dois pés no chão.
 
Primeiro, um fato: o orçamento sempre estoura.
 
Segundo: A palavra casamento faz tudo inflacionar.
 
Terceiro: A frase realizar um sonho não tem preço será ouvida diversas vezes.
 
Minha opinião: Se os noivos não estabelecerem um preço para esse sonho, ele poderá virar um pesadelo na vida a dois. E não, a beleza deste sonho não está ligada diretamente ao valor gasto, mas sim ao amor do casal e o bom gosto da noiva. O que faz um casamento bonito é ele ter a identidade dos noivos. Por isso, após a definição do valor a ser gasto, é necessário listar o que é mais prioritário para o casal. A música é muito importante? Invista em um ótimo DJ. A comida deve ser de excelência? Busque um buffet diferenciado.
 
Algumas coisas que devem ser observadas na hora de buscar fornecedores:
 
- Contratar ou não uma organizadora? Ainda vou fazer um tópico específico para este item, mas um bom profissional irá lhe indicar fornecedores de qualidade e responsáveis, gerando economia na dor de cabeça.
 
- Salão de aluguel barato não é sinônimo de economia. Aquele local antigo, sem estrutura, pode ter um aluguel muito barato, mas o custo para decora-lo pode ser o mesmo de um lugar mais bonito e até mesmo, bem localizado. Por isso é necessário avaliar se o local tem muitas coisas a serem escondidas, se fornece louça, se as mesas e cadeiras podem ser utilizadas. A soma destes valores pode gerar uma diferença e tanto.
 
- Pagar a vista: Muitos fornecedores exigem que o pagamento total seja feito antes da data do evento, então vale a pena ver se rola um desconto a vista. Pequenas diferenças geram um valor considerável no final.
 
- Ao comparar os fornecedores, analise bem a qualidade. O mais barato em valor pode sair bem caro depois. Lembre-se: você não irá repetir aqueles momentos novamente, então se as fotos ficarem ruins ou a filmagem incompleta não terá como recuperar.
 
- Veja o que realmente é necessário para deixar a festa a cara de vocês.  Alguns noivos personalizam tudo. Outros enchem os convidados de mimos. Ao visitar sites e blogs, é possível ver um milhão de possibilidades. Vocês possuem condição financeira para inventar bastante? Ótimo, soltem a criatividade. Não tem? Não se preocupem. Não é isso que torna a festa inesquecível, e sim o amor de vocês. Existem festas que possuem todas as novidades divulgadas, mas não transmitem paixão.
 
- Tenha uma planilha de controle de gastos. Desta forma vocês podem estimar o que pretendem gastar em cada item, começar a se preparar psicologicamente onde terão estouro de orçamento, assim como o que pode ser acrescentado e o que deve ser cortado.
 
- O número de convidados influência, e muito, o valor final. Vários itens estão ligados a eles, como decoração, buffet, mesa de doces, convites, lembrancinhas, tamanho do álbum, capacidade do salão, bebidas, segurança, número de garçons, entre outros. Por isso a história do convidar só por convidar pode custar caro.
 
- Ao fechar um contrato, sempre veja o número de horas contempladas.  Muitos salões alugam por 3 ou 4 horas, e depois os noivos pagam a hora excedente. O mesmo pode ocorrer com outros profissionais que estarão te atendendo no dia.
 
- No caso do salão, não se esqueça de ver se é cobrada a rolha. Quando isso não ocorre, os noivos ficam liberados para levarem bebidas de fora. O que pode gerar economia na hora do brinde.
 
- Cuidado na seleção da igreja. Veja se a data pretendida não envolve algum período especial, caso a cerimônia religiosa seja indispensável. Em algumas datas, principalmente no caso das igrejas católicas, casamentos não são realizados, e a mudança da data contratada pode gerar um valor a mais a ser pago aos fornecedores. Outro cuidado: algumas igrejas possuem a sua própria lista de fornecedores, obrigando os noivos a contratarem os indicados, o que possibilita ter que pagar um valor muito acima do desejado, já que existe um monopólio.
 
Espero que estas dicas iniciais já ajudem quem está começando a organizar uma festa, embora seja um tópico que ainda poderá render parte II, III, visto que envolve muita coisa. Mas como conselho final, deixo a sugestão de tentarem quitar os valores da festa até o dia da sua realização. Principalmente para quem ainda não morava junto, pois irá enfrentar um período de adaptações e gastos, e nenhum casal merece iniciar a vida a dois com mais dividas do que pode pagar.

2 comentários:

  1. Adorei a publicação Déia....
    Saudades de arquitetar um casamento :)
    Bjos
    http://carolinabenn.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É corrido mas dá saudades mesmo.
      Mas acho que vou reviver um pouco disso nas festinhas da Alice... e sempre tem aquelas bodas especiais de se comemorar :)

      Excluir

Olá!

É bom receber você por aqui.