segunda-feira, 29 de abril de 2013

Maternidade: Pesquisando os tipos de parto






Recomendação que faço para todas as gestantes: independente da preferência, pesquise todos os tipos de parto, por que até a hora do nascimento, não se sabe com certeza como o seu bebê irá nascer.

Primeira observação: você irá encontrar defensoras xiitas do parto normal. Sim, existem pessoas que não aceitam nem discutir, todo motivo para fazer cesária é uma desculpa esfarrapada e a mulher, em alguns casos, é decretada menos mãe por esta escolha. O que não é verdade, pois não é o ato de parir que define uma mãe, e sim o amor e os cuidados que ela dedica ao filho.

Por outro lado, a cesária tem se tornado tão comum, mas tão comum, que não raro escuto a pergunta: “Mas tu marcou para que dia o nascimento?”, e muitos não escondem a surpresa ao saber que eu não tenho cesária agendada.

Não escondo que como muitas mulheres, eu também tinha preferência pela cesária, por permitir um planejamento, e assim, parecer mais seguro. Fora o fato de não ter que ficar horas gritando e sentindo dor (quadro nem um pouco atraente para quem já se sente morrendo com uma cólica). Mas como o meu médico não agenda o parto com antecedência, o que para mim era algo certo no início me fez ir para a rede pesquisar.

E não é que acabei achando a decisão dele a melhor mesmo? Primeiro motivo, sempre existe a possibilidade de erro nos cálculos da semana de gestação. E o bebê está pronto, prontinho mesmo, na 38º semana. Com isso, se ele for tirado antes, corre o risco de ter problemas respiratórios (algo que nenhuma mamãe quer). Sendo assim, estamos deixando a nossa guriazinha decidir. As minhas únicas pseudo-certezas no momento são que não quero de forma alguma a tal da episiotomia nem ter parto induzido.

Abaixo o que encontrei de positivo e negativo nos dois partos nestas minhas navegadas básicas:

Parto Normal
Positivo
- Recuperação mais rápida (não tem o famoso corte na barriga);
- Menor risco de infecção (desde que não seja feito nenhum corte, como a episiotomia);
- Menor tempo de internação no hospital após o parto;
- Diminui o desconforto respiratório do bebê;
- Ao nascer o bebê pode já ficar com a mãe;
- O bebê nasce no tempo certo;
- Os pontos caem sozinhos;
- Participação ativa da mãe no nascimento;
- Menor uso de medicamento.
Negativo
- O parto pode durar muitas horas;
- Tirarem o bebê a força, gerando machucados ;
- Parto induzido e bebês muito grandes aumentam as chances da mulher sofrer de incontinência urinária;
- Para quem possui alguma infecção, existe um risco enorme de passar para o bebê na hora do parto;
- Pode haver danos na região da pelve, períneo, uretra e ânus;
- Após o parto pode haver dor no períneo, em casos de episiotomia e laceração.

Parto Cesariana
Positivo
- Permite um planejamento da mãe;
- No caso da mãe ter algum vírus ou infecção, este não é passado para o feto;
- O parto é mais rápido e indolor;
- Diminui o risco de o feto sofrer por ter passado do tempo;
- Ter o médico do pré-natal disponível.
Negativo
- É uma cirurgia, portanto, envolve riscos como infecção e hemorragia;
- Pode haver problemas na cicatrização;
- Pode haver reação a anestesia;
- A recuperação pode ser mais demorada (dependendo do organismo da mulher).
- Restrição a atividades físicas por pelo menos 2 meses.
- Dores após cirurgia devido ao corte e a manipulação feita pelo médico para retirada do bebê.
- Útero fica com uma cicatriz.

Argumentos do Parto Normal que eu acho duvidosos:
- Favorece a produção de leite materno: Conheço casos de mulheres que já produzem leite antes do nascimento, então tenho as minhas dúvidas quando a esse favorecimento;
- É mais econômico: Existem hospitais que cobram o mesmo preço pelos dois tipos de parto, talvez o que encareça seja o tempo de estadia;
- Maior vínculo com a mãe: Eu, como filha de cesária, acho isso uma grande lorota. Conheço mães que tiveram seus filhos de parto normal e nem merecem este título, então considerei este item uma forçada de barra desnecessária.

Minha opinião: Com exceção de algumas mães que relatam ter feito cesária com sucesso e sem o drama todo citado nas reportagens que comparam os partos, o normal sempre terá uma lista de aspectos positivos bem maior do que a cesária. Mas acho que a verdadeira vantagem, independente da sua opinião, é poder escolher um que deixe a mulher segura, pois o momento é uma mistura de delicadeza, ansiedade e apreensão, principalmente para quem é mãe de primeira viagem. 

Creio que ter conhecimento dos dois tipos seja o ideal (lembrando que o normal tem diversas maneiras como cócoras e na água), pois ela estará sempre sujeita a uma mudança de planos na etapa final.
Fontes:
http://maesefilhos.com/parto-normal-x-cesariana-e-preciso-estar-informada/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

É bom receber você por aqui.