quarta-feira, 9 de abril de 2014

Espumante e suas perguntas


São poucas as pessoas que não gostam de uma boa espumante. É por isso que na hora da festa várias perguntas surgem, começando com a primeira e inevitável: apenas para o brinde ou para a festa inteira?

Essa é a pergunta que irá definir a quantidade a ser comprada. Eu, no casamento, decidi que a bebida só seria servida no brinde, visto que havia cerveja e o mês já era quente. Mas devido ao meu exagero, houve sobra de garrafas e a bebida foi sendo servida da metade para o final, para alegria geral (inclusive da noiva que vos escreve, já que passei a água e espumante).

Definida essa etapa, vamos para a segunda pergunta: Importada ou nacional?

Essa pergunta acaba influenciando na escolha do local da compra. Ao se decidir pela espanhola Freixenet, muitos optam em ir na fronteira para adquiri-las nos free-shops (visto que a diferença é gritante). O que precisa ser pesado neste momento (gerando uma nova pergunta): o gasto em combustível compensa?

Eu optei por uma nacional e não me arrependo. A ótima Terranova da Miolo acabou virando uma das minhas favoritas.

Resumindo, então o que se deve ter em mente na hora de escolher a espumante:

Quero só para o brinde ou para a festa inteira? Só para o brinde uma garrafa de 750 ml atende até 7 pessoas, para a festa inteira calcule 1 garrafa para duas pessoas.

Nacional ou importada? Façam uma degustação das nacionais e importadas para ver o que gostam mais. Entre as nacionais temos a Terranova, Miolo, Salton, Perini, Aurora e Marcus James. Entre as importadas Freixenet e Concha Y Toro estão entre as mais em contas, entre as mais caras encontramos Veuve clicquot brut, Moet chandon e Don perignon.

Brut, Demi sec ou moscatel? Eu optei pela Demi sec, que é a coluna do meio entre o amargo e doce, mulheres normalmente gostam de bebidas mais adocicadas, então se for para a festa inteira, fica a ideia de comprar metade brut e metade moscatel.

Quero uma espumante importada. Onde comprar? Se na fronteira existem mais itens que interessam os noivos, vale a pena embarcar na viagem. Lembrando que existe cota, então pode acontecer de ter mais de uma ida. Mas Andrea, eu não quero viajar. Bom, além do supermercado, hoje existe a opção de lojas que vendem exclusivamente bebidas. Vão das mais sofisticadas as mais simples que vendem diversas marcas. Aqui cabe achar um revendedor de confiança, que pode oferecer um valor até 40% mais barato que no grande varejo.

No caso das nacionais, para compra em grande quantidade, vale entrar em contato direto com as vinícolas e negociar a compra direta. Para um número baixo, uma boa pesquisa em atacados e promoções já pode render uma boa economia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

É bom receber você por aqui.